Site ou portal imobiliário: onde investir para divulgar meus imóveis?

Portal imobiliário nada mais é do que um site de classificados de imóveis. Uma forma simples de pesquisar um imóvel por características e encontrar uma lista de resultados que correspondam à sua busca.

Ao ler essa definição você logo pode pensar: “Ahhh… mas isso acontece em qualquer site de imobiliária”. Exato! Isso acontece em qualquer site de imobiliária, porém, o que difere é que como o portal imobiliário tem o conceito de classificado online, acaba por reunir diversos anunciantes, ou seja, várias imobiliárias, corretores de imóveis e até mesmo proprietários de imóveis podem publicar um anúncio para ser exibido nessa busca.

O objetivo é o mesmo: permitir que pessoas acessem, pesquisem e encontrem o imóvel que estão buscando.

E como saber onde devo investir?

Essa é uma pergunta muito comum no mercado, principalmente por quem está abrindo uma imobiliária ou por corretores autônomos que estão querendo investir no ambiente digital.

Eu, particularmente, acredito que nenhuma mídia funciona sozinha, principalmente no mercado de imóveis. As marcas devem estar presentes no máximo de locais possíveis. 

Vender imóveis exige construir uma excelente carteira de imóveis, investir em divulgação, entender onde a concorrência está presente e ter uma bela estratégia de marketing definida.

Se você optar por investir em um site imobiliário, deve ter algumas práticas muito importantes:

  1. Carteira de imóveis estruturada: muitos imóveis nas principais localizações que você quer atuar é uma premissa para o sucesso de uma imobiliária na internet.

Não adianta ter apenas um imóvel por bairro na sua cidade. É muito melhor que a sua carteira seja composta por 500 imóveis distribuídos em apenas 5 bairros da cidade do que por 500 imóveis dispostos em todos os bairros da cidade. 

Ao escolher focar sua atuação em um bairro, adote a estratégia de ter em sua carteira pelo menos 50% dos imóveis que estão à venda naquela região e no entorno dela. Isso mesmo, ter meia dúzia de imóveis anunciados em um bairro, não trará relevância para o seu site e muito menos firmará a sua marca como autoridade na região.(Ei, estamos falando de internet, isso não significa que você não deve ativar estes agenciamentos em sua carteira).

Entenda que: enquanto o seu site tem somente meia dúzia de imóveis anunciados em um bairro, um portal imobiliário reúne milhares de imóveis no mesmo bairro (isso porque conta com a carteira de imóveis de muitos anunciantes), com isso, a relevância do portal na web, naturalmente se tornará maior que a do seu site.

E é nessa hora que você deve se colocar no lugar do consumidor final, ou seja, da pessoa que está procurando um imóvel para comprar. Em qual canal ela vai preferir realizar a busca dela? No seu site com poucas opções ou em um portal com milhares de oportunidades na localização que ela quer morar?

  1. Compreender que “conteúdo é rei”: para que o seu site seja percebido como referência em um determinado mercado, é preciso que ele realmente SEJA ESSA REFERÊNCIA. O que estou querendo dizer aqui é algo bem simples: produza conteúdo sobre aquilo que você tem domínio.

Você conhece muito bem o bairro Centro? Então fale sobre ele em seu site. Aproveite os espaços de descrição de imóveis e valorize cada detalhe da sua localização, fale sobre a rua e pontos comerciais da redondeza. Conte a história dos pontos turísticos que estão no entorno e os motivos para morar ali. 

Dica bônus: se você conhece o detalhe do imóvel, o detalhamento do projeto de interiores, do edifício ou alguma experiência bacana de quem morou por ali, explore isso na hora de descrever. Assim você enriquece o texto e ainda ganha o “consumidor final” em uma leitura cativante e criativa.

Além de aproveitar os espaços de descrições dos imóveis, crie páginas específicas de conteúdo, como por exemplo, as que tratam sobre a sua empresa, a sua equipe e as suas conquistas. Outro conteúdo legal, é desenvolver páginas com notícias e novidades. Páginas de clientes contando experiências com sua marca e até mesmo páginas que abordem temas sobre o mercado imobiliário. Não descarte a possibilidade de escrever sobre sua cidade e acontecimentos locais, ainda mais se o seu nicho é bem focado em uma região, vale muito a pena escrever sobre bairros que você atua e constrói a sua carteira de imóveis. Enfim, a infinidade de conteúdos que você pode agregar ao seu site é gigante. 

Você vai questionar: “mas o que adianta produzir tudo isso se as pessoas não lêem?”. Bom, essa aqui é outra prosa e é bem longa. Mas posso adiantar que: além das pessoas que você quer atingir (clientes compradores e clientes vendedores), também temos a missão de conquistar os “robôs” na internet, ou seja, os algoritmos dos mecanismos de busca. Acredite, de tempos em tempos eles fazem uma varredura nos sites para ler os conteúdos que tem por lá e os assuntos que cada site é referência.

Entenda isso e quando for escrever na internet, pense sempre que o “robô” vai passar por ali e é fundamental que ele perceba a importância do seu site para determinado assunto. Ao mesmo tempo em que o seu conteúdo está otimizado o suficiente para os mecanismos de busca, ele tem que ser incrível o bastante para atrair o brilho no olho do cliente. 

Enfim, o grande segredo do sucesso de um imobiliária na internet é produzir conteúdo para conquistar a audiência (clientes leitores) e também utilizar da tecnologia para uma boa performance online.

Ahhh… não queira fazer tudo sozinho! Conte com o apoio de uma agência de comunicação, de um jornalista ou de quem gosta de escrever. Investir em profissionais para lhe ajudar na estruturação de conteúdo, é também investir no sucesso do site imobiliário.

  1. Invista em tráfego: organize seu orçamento, converse com sua agência ou consultoria em marketing e estruture um plano para gerar tráfego ao seu site, seja através de lances em campanhas de Google ADS ou publicidade nas redes sociais. A partir do momento que você tem um site, é fundamental que ele esteja na vitrine e recebendo acessos do público que pode se interessar por comprar os seus imóveis.

Se você não investir para as pessoas conhecerem o seu site, a mágica não acontecerá nem a curto e nem a médio prazo.

Mas e os portais imobiliários?

Bom, os portais fazem tudo isso e mais um pouco, eles geram milhões de acessos mensais, eles atuam em qualquer cantinho do estado ou até mesmo do país. Os portais imobiliários não agenciam e nem vendem imóveis, eles apenas apoiam para que você venda. Os portais não são especialistas em uma região, eles marcam presença em todas. 

O ponto chave aqui é que no seu site, o cliente visualizará OS SEUS produtos e pedirá informação em um ou dois ou três imóveis, e a garantia é que quem vai atender este cliente é você, a sua imobiliária ou os seus corretores de imóveis.

Já nos portais, o cliente visualiza o seu imóvel e também os dos seus concorrentes. Ele pedirá informações para você e para outras imobiliárias também. Normalmente em uma busca em um portal imobiliário, o cliente irá se interessar por até 5 imóveis que atendam a necessidade inicial dele. Ele não se preocupa com o anunciante, apenas em saber mais sobre os imóveis.

 A minha dica aqui é: tenha em mente que ganhará o cliente quem tem o maior e melhor diferencial competitivo: atendimento em tempo recorde e espetacular.

Você concorda que ligar para o cliente e não ter mais à venda o imóvel que ele pediu informações é muito ruim? Pois é, também é péssimo ligar para o cliente 2 ou 3 horas depois que ele solicitou saber mais detalhes através de um portal imobiliário.

O corretor de imóveis deve atender o cliente na hora, no mesmo instante em que ele pediu informações. Assim, a sua chance de conquistá-lo é 80% maior do que a dos outros cinco concorrentes que também receberam o contato desse cliente. 

Faça uma lista das vantagens de investir no desenvolvimento de um site e também de anunciar em portais, assim você saberá tomar a melhor decisão. 

Eu indico que você estruture sua operação para que tenha as duas mídias: um site imobiliário e esteja presente nos portais sempre. Para ter um site é preciso um bom plano de mídia e estratégia digital.

Já nos portais, é preciso escolher corretamente em quais irá investir, até porque você não quer perder dinheiro anunciando em portais que não trazem resultados, certo?

Na hora de escolher em quais anunciar, valorize sempre aqueles que têm engajamento na sua região/cidade e tenha em mente que nem sempre o portal imobiliário mais famoso é o que entrega mais resultados.